Frescobol

Criado no Rio de Janeiro no século XX, o Frescobol é um esporte tipicamente praiano, jogado por dois atletas ou mais. É um jogo colaborativo em que todos são parceiros, incentivando a amizade e o comprometimento.

Origem

Tudo indica que o esporte surgiu na década de 50, quando o arquiteto Caio Rubens Romero Lyra jogava partidas de tênis nas areias de Copacabana. As raquetes estragavam com frequência por conta da maresia, por isso ele decidiu desenhar modelos de madeira, resistentes à água do mar. Pediu, então, a um amigo carpinteiro que fabricasse as raquetes. O nome “frescobol” foi criado duas décadas depois.

Durante a década de 80, muitas competições foram realizadas em vários estados do Brasil. Ainda assim, não havia uma mistura entre jogadores de diferentes naturalidades. Depois, em 1994, foi realizado o I Circuito Brasileiro de Frescobol que passou por nove estados brasileiros, possibilitando assim um grande intercâmbio entre atletas.

Em abril de 2003, a Associação Brasileira de Frescobol (ABF), organizou e realizou o I Congresso de Frescobol em Vitória, no Espírito Santo.

Modalidades

As partidas são jogadas sempre com atletas de uma mesma equipe, que podem escolher entre quatro modalidades diferentes:

  • Livre: quando os jogadores precisam manter a bola em movimento aéreo pelo maior tempo possível;
  • Veloz: em um minuto, a dupla deve rebater a bola o maior número de vezes possível;
  • Radical: nesta, a bola deve ser mantida no ar durante todo o tempo de apresentação e os atletas atacam de maneiras diversas;
  • Especialistas: a dupla deve eleger um especialista em ataque e um em defesa. O que for especializado em ataque precisa executar os movimentos de modo diversificado e manter a bola no ar o maior tempo possível;
Na SandBreak os produtos são feitos para dar mais qualidade ao jogo de Frescobol. Grip emborrachado para mais aderência, raquetes feitas em fibra, raqueteiras fáceis de levar e kits com o melhor custo benefício.