Stand up Paddle – SUP-X

Derivado do surf, o Stand Up Paddle (SUP) é um esporte em que, como o próprio nome diz, é necessário ficar de pé em cima de uma prancha dentro da água, enquanto utiliza um remo para se movimentar.

Origem

Sua origem vem do início da década de 1960 em Waikiki, no Havai, quando começou a ser praticado pelos Beach Boys em cima de suas pranchas compridas e remos de canoa. Nessa época, o objetivo era tirar fotos para os turistas que aprendiam a surfar.

Por volta dos anos 2000, surfistas havaianos passaram a utilizar o SUP como uma forma de treino para o surf, na impossibilidade de praticá-lo quando o mar não estava em condições favoráveis. A partir disso, outros praticantes se encantaram e o esporte foi ganhando mais adeptos.

No Brasil

Os surfistas Haroldo Ambrósio e Jorge Pacelli trouxeram a modalidade para o Brasil, com equipamentos mais modernos para aprimorar as técnicas. O Stand Up Paddle foi se tornando cada vez mais popular por aqui e, em pouco tempo, já haviam praticantes no país inteiro.

Existem quatro modalidades do esporte: Race, cujo objetivo é terminar o percurso no menor tempo possível; Wave, que integra o surf clássico ao uso do remo e realizar manobras; Freestyle, considerada a mais praticada e tem como objetivo apenas realizar movimentos com a ajuda do corpo e do remo; e Rafting, praticada por quem gosta de descer corredeiras de rios ou cachoeiras.

Benefícios para o corpo e a mente

O SUP é uma excelente forma de trabalhar o corpo como um todo, estimulando o equilíbrio e o desenvolvimento dos músculos. Mais fácil e seguro do que o surf tradicional, o esporte pode ser praticado por pessoas de todas as idades, de acordo com nível de intensidade.

Os principais benefícios do Stand Up Paddle são:

  • Melhora do equilíbrio, muito trabalhado para se manter em cima da prancha;
  • Desenvolver todos os músculos, considerado um ótimo exercício físico;
  • Ajuda a emagrecer, sendo possível queimar até 400 calorias em uma hora;
  • Alivia dores articulares, pois não causa impactos violentos e reduz a pressão sobre as juntas;
  • Reduz o estresse, pois o corpo libera endorfina e causa melhora da saúde mental;
  • Melhora a saúde do coração, estimulando o sistema cardiovascular e reduz a chances de ter problemas graves.


Na SandBreak, os praticantes de Stand Up Paddle encontram um produto inovador e exclusivo: o SUP-X, a primeira e única prancha desmontável do mercado. É compacto, cabe em qualquer lugar, e é feito de material super resistente.